Chegou a hora! O Festival MAIS começa nesta sexta-feira, dia 16, e pode apostar: serão três dias intensos de um verdadeiro caldeirão musical, passeando pelos mais diversos ritmos. Serão 12 shows entre sexta-feira e domingo. O festival contempla 11 artistas e bandas da região e traz a Santos uma premiada banda convidada: a Dois Dobrado, um presente para os amantes da autêntica música nordestina.
A edição deste ano já nasce sendo um sucesso: recorde com 56 projetos inscritos no chamamento público. Os onze selecionados mostram a diversidade rítmica do País traduzida nos trabalhos dos músicos da Baixada Santista. Tem o forró da cantora Turmalina, a versatilidade do pianista Theo Cancello, o reggae da banda Ducasco, o grupo Aqui Tem Choro – com o melhor do chorinho, patrimônio cultural, o rock blues da guitarra de Yan Cambiucci e muito mais!
Além de boa música para os ouvidos, o MAIS promete colocar todo mundo pra dançar com a banda convidada da edição: Dois Dobrado. Na sua essência está o repertório imortalizado por Dominguinhos, Gonzaguinha e outros ícones, em linguagem moderna. No currículo possuem turnê internacional, shows nas principais casas de forró do País e apresentações com nomes como Sandra de Sá, Oswaldo Montenegro e Trio Virgulino.
O festival fecha com chave de ouro trazendo a cantora, compositora e instrumentista Monna, acompanhada pela banda Quizumba Latina, mesclando o trabalho autoral do EP Meu Norte Latino, com canções das raízes que a influenciam, que atravessam desde os conservatórios aos terreiros de samba, abrangendo um Brasil de possibilidades sonoras.
Como tudo começou
O Festival MAIS teve sua semente plantada em 2013, quando o músico e produtor Ugo Castro Alves teve a iniciativa de juntar diversos compositores da Baixada Santista para uma apresentação. De lá pra cá centenas de artistas e manifestações culturais passaram pelos diferentes formatos do MAIS, que teve a versão Mostra, Elas, Verão e Ocupação, até amadurecer e tomar a forma do Festival MAIS nos moldes que temos hoje. “Temos a missão de juntar gente criativa, celebrando a música autoral e independente da Região”, detalha Ugo.
Durante estes anos o Festival MAIS vem construindo uma marca sólida e fomentando a cultura. No período da pandemia foi importante marco com transmissão ao vivo online de mais de 20h de música criando ponte entre público e artistas num momento tão difícil de reclusão e de trabalho absolutamente escasso para a categoria. Ainda dentro deste cenário fez o importante papel social, em parceria com o Sesc-Santos, de realizar ação formativa para auto-gerenciamento de carreira de 15 compositores.
Em sua história também já documentou a carreira de quatro artistas independentes da Região, produzindo curta-metragens. Neste ano o festival tem patrocínio da empresa Santos Brasil, por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura – Promicult Alcides Mesquita A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo ativamente para iniciativas culturais. Apoio: Prefeitura de Santos.
Confira abaixo a programação completa e fique por dentro de todas as novidades também pelo nosso instagram: @festivalmais
Sexta-feira (16) - FONTE DO SAPO (orla da praia Aparecida)
17h Yan Cambiucci Trio
18h Luigi Ramon
19h Casa Imaginária
20h Ducasco
Sábado (17) - LAGOA DA SAUDADE (Morro Nova Cintra)
17h Aqui Tem Choro
18h Ice Dee
19h Turmalina
20h Dois Dobrado
Domingo (18) - PARQUE MUNICIPAL ROBERTO MÁRIO SANTINI (Emissário Submarino – orla da praia José Menino)
16h Theo Cancello Trio
17h Aydan
18h Fizeram a Elza
19h Monna