Foi decretada situação de emergência em Peruíbe nesta quinta-feira (9) para facilitar a adoção de medidas para combater os efeitos das fortes chuvas e restaurar a normalidade na cidade. O município conta com mais de 400 desabrigados.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, Peruíbe registrou, em apenas 24 horas, 263 mm, superando o volume esperado para todo o mês de janeiro, que era de 236 mm. Ainda de acordo com o órgão, a variação das marés está dificultando o escoamento das águas pluviais.
São 447 pessoas acolhidas em três abrigos diferentes: EMEF Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra, EMEF Professora Maria Amélia Ribas Campilongo e EMEF Professor Fernando Nepomuceno Filho. Nos locais, as famílias recebem atendimento médico, alimentação e acolhimento.
A equipe de zoonoses está realizando o atendimento aos animais afetados pelas enchentes.
A Defesa Civil está nos bairros monitorando a situação, resgatando as pessoas afetadas pela chuva e garantindo a segurança de todos. Uma equipe do SAMU está de prontidão no Guaraú para atender as famílias dessa região.
Doações
As doações para os desabrigados devem ser encaminhadas para o Fundo Social de Solidariedade, das 8h às 17h. No momento, os itens mais necessários são: toalha de banho, kit de higiene (sabonete, pasta de dente, escova, absorvente e fraldas) e cobertores. Doações via Pix devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail: doe.fundosocial@peruibe.sp.gov.br