
Após as fortes chuvas que atigem a cidade de Peruíbe, e já deixaram mais de 460 pessoas desabrigadas , um cavalo foi resgatado de uma laje com ajuda de um guindaste. O animal foi apelidado de Caramelo Paulista, em alusão ao animal que foi resgatado durante a tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024.
A ação conjunta com equipes da Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e voluntários salvou o cavalo neste sábado (11) em uma casa no bairro Caraguava.
De acordo com a dona do animal, ele foi colocado no local para se proteger das enchentes por meio de uma escada de concreto que fica na lateral no imóvel. A casa foi inundada durante a chuva e após a água baixar a proprietária não conseguiu fazer o cavalo descer.
O animal não precisou ser sedado para ser amarrado ao guindaste, do Corpo de Bombeiros, e ser resgatado. Dezenas de pessoas participaram da ação que foi registrada pela Defesa Civil.
Situação de emergência em Peruíbe
Na última quinta-feira (9) foi decretada situação de emergência em Peruíbe para facilitar a adoção de medidas para combater os efeitos das fortes chuvas e restaurar a normalidade na cidade. O decreto foi homologado pelo Governo do Estado na sexta-feira (10).