O prefeito de Guarujá Farid Madi (Podemos) publicou um vídeo no Instagram bebendo a água do mar para provar que a praia não está contaminada na cidade. O local escolhido foi a praia de Pitangueiras que, de acordo com boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), está liberada para banho. A região da Baixada Santista sofre com um surto de virose que atingiu diversos municípios na virada do ano com a presença do norovírus.
Farid está em sua segunda gestão como chefe do executivo municipal, a primeira foi entre 2005 e 2008. O objetivo do vídeo é trazer os turistas para a cidade. "Guarujá já está pronta para receber você, estamos com praias limpas, segurança, monitoramento e toda a estrutura pública da cidade voltada a atender a população e você que nos visita", escreveu.
Os comerciantes da cidade, principalmente os que trabalham nas praias, contam que a temporada deu uma baixa por causa da circulação do norovírus. De acordo com boletim da Cetesb, duas praias da cidade ainda estão impróprias para o banho, Perequê e Enseada (trecho da avenida Santa Maria). Uma nova avaliação será divulgada na quinta-feira (16).
Sobre o norovírus
O norovírus, causador de gastroenterite com sintomas como diarreia intensa, vômitos e febre alta, foi identificado em amostras de água coletadas no Guarujá e em Praia Grande. A transmissão do vírus ocorre por via oral-fecal e o vírus é altamente contagioso, contribuindo para o aumento de casos de virose na região.