Os primeiros casos da Doença Diarreica Aguda (DDA) foram detectados na última sexta-feira (17) durante monitoramento diário de casos de doenças em navios de cruzeiro realizado pela Anvisa. No total, 6.293 passageiros estavam à bordo do navio e 127 casos foram registrados. O número foi equivalente a mais de 2%, o que, segundo o Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros, é considerado surto.
De acordo com o órgão nacional, os testes realizados pela equipe de saúde de bordo em amostras clínicas dos passageiros identificaram o norovírus, mesmo agente infeccioso identificado recentemente na Baixada Santista . O vírus é transmitido pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas.
Uma equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) da Secretaria de Saúde de Santos, a pedido da Anvisa, esteve na manhã do último sábado (18) no navio, coletando amostras de cinco tripulantes com suspeitas de norovírus. Também foram coletadas amostras de água e alimentos. O material foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) na Capital.
Não há previsão da data do resultado destas amostras. Segundo comunicado da prefeitura da cidade, os tripulantes estavam com quadro geral estável e foram assistidos pela equipe médica da MSC.
A Anvisa apontou que foram verificadas as medidas de controle para o agente infeccioso, como isolamento dos passageiros com sintomas, orientação a bordo para higienização frequente das mãos e para a desinfecção de superfícies. Segundo orientações do Ministério da Saúde compartilhadas pela Agência com empresas do setor de navegação, para casos como estes o principal tratamento é a hidratação.
O que diz a MSC sobre o surto de norovírus
Em nota, a empresa disse que após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, a MSC adotou todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo. O comunicado diz ainda que a MSC está monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificando os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio.
Todos os hóspedes foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o Centro Médico no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais.
Gigante dos mares
O MSC Grandiosa é o maior navio de cruzeiros que já navegou no Brasil. Ele voltou ao país para a temporada 2024/2025, com saídas regulares de Santos, Salvador e Maceió. O MSC Grandiosa tem capacidade para 6.334 hóspedes e 1.704 tripulantes. Ele possui 19 decks, 67 metros de altura e 331,43 metros de comprimento.