A embarcação representa o Brasil em diversos eventos mundiais
Mônica Basile/iG Baixada Santista
A embarcação representa o Brasil em diversos eventos mundiais


Em comemoração aos 479 anos da cidade de Santos, o Navio Veleiro Cisne Branco estará aberto ao público para visitação neste domingo (26) no Cais da Marinha. Considerado a embaixada brasileira flutuante, a embarcação completa 25 anos de incorporação à Marinha do Brasil (MB) em 2025. A entrada é gratuita.

O iG Baixada Santista participou da visita antecipada para imprensa nesta sexta-feira (24) e conversou com o comandante do Cisne Branco Eduardo Tozzini e o Capitão da Capitania dos Portos de São Paulo Marcus André de Souza e Silva.

"O Cisne Branco é um navio de representação da Marinha do Brasil em eventos nacionais e internacionais, e também divulgamos a mentalidade marítima na sociedade e mostramos a importância do mar. Temos também um papel importante na contribuição na formação dos marinheiros. Atualmente temos 12 aspirantes da Escola Naval aprendendo a trabalhar em equipe, navegação, manobras, a subir no mastro, entre outras tarefas", explica o comandante.

Comandante do Cisne Branco Eduardo Tozzini
Mônica Basile/iG Baixada Santista
Comandante do Cisne Branco Eduardo Tozzini


Tozzini já serviu anteriormente no navio e, após 20 anos, retornou como comandante. Ele está há dois meses à frente do Cisne Branco, embarcação que também exerce funções diplomáticas e de relações públicas.

Em 2019 o Navio Veleiro venceu o prêmio “Environmental Award”, concedido pela Sail Training Internacional (STI), com projeto de preservação do meio ambiente. A embarcação é reconhecida também por sua beleza e é um símbolo das tradições navais brasileiras.

Capitão do Portos Marcus André de Souza e Silva
Mônica Basile/iG Baixada Santista
Capitão do Portos Marcus André de Souza e Silva


"É uma embarcação muito importante pois é icônica e traz as tradições navais. O visitante vai aprender diversas terminologias que nós utilizamos e vai ter oportunidade de imergeir no mundo da Marinha", afirma o Capitão dos Portos.

O navio está atracado no Cais da Marinha, onde fica a Capitania dos Portos de São Paulo. " A Capitania dos Portos tem um papel importante na garantia da segurança da navegação, na prevenção da poluição hídrica proveniente das embarcações fruto das fiscalizações do tráfego aquaviário que nós realizamos para garantir a lei de segurança da navegação", completa.

Comandante do Cisne Branco Eduardo Tozzini. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Capitão do Portos Marcus André de Souza e Silva. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
A embarcação representa o Brasil em diversos eventos mundiais. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Réplica de Nossa Senhora da Boa Esperança, copiando a imagem que teria sido trazida por Pedro Álvares Cabral. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Quadro com a pintura do navio veleiro. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Brasão do Navio Veleiro Cisne Branco. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Navio Veleiro Cisne Branco. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Vista do andar principal do Cisne Branco. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Sala especial para receber convidados . Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Sala especial para receber convidados . Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Sala do Comandante do Navio Veleiro. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Sala interna com brasões. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Chaves que foram entregues por cidades ao redor do mundo. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Interior do Navio Veleiro Cisne Branco. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Réplica do Cisne Branco. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Sala para receber os visitantes. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista
Lema gritado pelos tripulantes do Navio quando desatracaram da Base Naval do Rio de Janeiro em 2019. Foto: Mônica Basile/iG Baixada Santista


História do Navio

O Navio foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000 para a largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, e percorreu a “Rota do Descobrimento” de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado a Armada em 9 de março de 2000.

Visitação em Santos

Como parte da programação de aniversário da cidade, o Cisne Branco estará aberto à visitação pública neste domingo (26), das 10h às 17h, com entrada gratuita. A Marinha pede a doação voluntária de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições filantrópicas da região.

A orientação é que os visitantes usem roupas leves e sapatos de solado baixo para melhor experiência dentro do navio. Haverá distruição gratuita de água para os visitantes.

O Cisne Branco chegou ao Porto de Santos na quinta-feira (23) e tem previsão de partida para segunda-feira (27). Neste sábado (25), a embarcação vai receber grupos já cadastrados de escoteiros e de escolas para a visitação.

Serviço:
• Local: Cais da Marinha, s/nº – Porto de Santos
• Data: Domingo (26/01)
• Horário: 10h às 17h (fechamento do portão)
• Entrada: Gratuita - Se possível, levar um quilo de alimento não-perecível.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!