
A Baixada Santista gerou 16.406 empregos com carteira assinada em 2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), superando o saldo do ano anterior, que somou 13.313 contratações e demissões. O setor que mais se sobressaiu foi o de Serviços, com 98.903 admissões.
Entre as áreas de destaque, estão as atividades financeiras, imobiliárias, comunicação, atividades administrativas e serviços complementares, como os prestados a escritórios, edifícios e empresas.
Entre as empresas que oferecem estes serviços está a Embraps, especializada em facilities, área de suporte de uma organização que garante o funcionamento das atividades desse setor. Somente no ano passado, foram 898 contratações em todas as áreas de atuação.
“O mercado de facilities, especialmente nas funções em que atuamos – portaria, serviços de limpeza, zeladoria, recepção, entre outros, que trabalham em condomínios, prédios comerciais, academias, escolas, clínicas e diversos tipos de empreendimentos, possui alta demanda. Por isso mesmo, surgem novas oportunidades", afirma Rodolfo Quaresma, diretor da Embraps.
O gestor reforça ainda a importância da qualificação dos profissionais. "Além das contratações, investimos também em treinamentos e cursos de reciclagem para o aprimoramento das habilidades”, destaca.