
Deslizamentos de terra deixaram famílias desabrigadas em Guarujá após a forte chuva que atingiu a cidade no sábado (19). Os casos foram registrados nos morros do Bill e na Vila Baiana.
Entre 17h30 e 23h30, o município registrou todo o volume de chuva esperado para o mês de abril. Dos 10 pontos que mais choveram no estado nas últimas 24 horas, cinco são de Guarujá.
No Morro do Bill, 17 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhados para o abrigo municipal na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues, no Balneário Cidade Atlântica. Não há registro de feridos. Na Rua Colômbia, no Morro da Vila Baiana, houve um deslizamento de terra e nove famílias ficaram desalojadas preventivamente, sendo encaminhadas para casas de parentes.
De acordo a Defesa Civil, a média do mês são de 190,7mm. Em 6 horas, choveu um total de 191mm. Foi emitido o alerta Cell Broadcast no modo Extremo para a região, bem como recomendado o acionamento do Sistema de Alarme Remoto (SISAR).
Segundo dados coletados pelo CEMADEN e INMET, na manhã deste domingo (20), os locais que registraram mais chuvas foram: Jardim Albamar, 215mm; Pereque 2, 167mm; Enseada, 165mm; Corpo De Bombeiros, 154mm; Vila Baiana, 144mm.
Prefeito faz pedido aos moradores da cidade
Em sua conta oficial no Instagram, o prefeito de Guarujá Farid Madi fez um apelo aos moradores de área de riscos. "Atenda o chamado, todo mundo foi notificado que existe um risco, e a chuva está muito forte. Todos fiquem atentos e, se puderem, no primeiro momento descer do morro, nós temos a escola que está preparada para receber vocês", diz um trecho do vídeo.