
Para valorizar ainda mais o pão que é considerado patrimônio cultural imaterial de Santos , a prefeitura da cidade decidiu criar um i ndicador econômico exclusivo para o alimento: IPC-Cará . O pão é considerado um dos símbolos da identidade santista .
A ideia da administração municipal é fortalecer o comércio local, estimular o consumo consciente e aproximar a população dos instrumentos de análise econômica, promovendo maior transparência nas relações de consumo.
“O IPC-Cará mostra como Santos pode inovar sem perder suas raízes. Ao transformar um patrimônio cultural, como é o nosso pão de cará, em indicador econômico, aproximamos a população de conceitos importantes, de forma leve e acessível. Mais do que números, esse índice valoriza a identidade santista e fortalece o comércio local”, explica o secretário de Governo, Fábio Ferraz.
Receita do pão de cara
O pão de cará, diferentemente do que o nome sugere, não leva mais o tubérculo na receita. Para quem nunca experimentou a iguaria, ele se aproxima mais de um pão de leite bem macio e casca fina e dourada. Estudiosos conta que originalmente o cará foi usado para substituir a farinha de trigo, que devido a períodos como as duas guerras mundiais, era escassa.

Atualmente a receita do segundo pão mais vendido na cidade, perde apenas para média - como é chamado o pão francês em Santos-, é composta por ovos, leite, manteiga, açúcar, sal, farinha, água e fermento biológico e pincelado com ovo para dar a cor dourada. Alguns estabelecimentos usam melhoradores industrializados para estimular o glúten.
O primeiro boletim elaborado pela Prefeitura já está disponível e aponta cotação média de R$ 22,82 o quilo, apurada em levantamento entre os últimos dias 13 e 19 de agosto. Clique aqui para conferir.
Ainda de acordo com a prefeitura, a ideia do IPC ajuda a valorizar o produto e o comércio, e estimula o maior consumo entre a população.
A estimtiva é que cerca de 120 mil unidades sejam produziadas diariamente nos comércios locais de Santos. Em 2022, panificadores da cidade de São Paulo fizeram parceria com comerciantes de Santos e passaram a vender o "Pão de Cará de Santos", na capital.
Como funciona o IPC-Cará
O índice está sob responsabilidade do Departamento de Orçamento e Gestão (Deorg), da Secretaria de Governo, e tem como base a pesquisa diária em 23 mercados e padarias, distribuídos pelas cinco regiões da Cidade: Centro, Morros, Orla, Zona Intermediária e Zona Noroeste.
A metodologia prevê apuração semanal da variação de preços, com indicação do maior e menor valor encontrado, além da elaboração de relatório semanal sintetizado e mensal analítico que relaciona a oscilação local aos cenários econômicos nacionais e internacionais.