Simulação de como será o túnel imerso Santos e Guarujá
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Simulação de como será o túnel imerso Santos e Guarujá


A parceria público-privada (PPP) do túnel Santos-Guarujá foi apresentada para investidores internacionais durante o primeiro dia de evento na Brazilian Week, nesta segunda-feira (12) em Nova Iorque. Outros projetos do Governo do Estado foram destacados durante a apresentação.

“Estamos participando da Brazilian Week para apresentar nosso programa de parcerias, que tem já uma série de ações já bem sucedidas, com R$ 354 bilhões de investimentos contratados. Temos também na sequência iniciativas como o túnel Santos-Guarujá, que devem ser licitado no segundo semestre. Apresentamos aqui também os motivos pelos quais São Paulo tem se destacado tanto na economia do conhecimento quanto na transição energética”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Nos encontros com executivos e representantes de fundos de investimentos e bancos, o grupo liderado por Tarcísio também discutirá, até o encerramento, na quinta-feira (15) oportunidades como infraestrutura digital e expansão de data centers.

Na pauta também estão temas como mobilidade urbana com foco nos transportes, energia renovável e convencional, além de política climática, recursos hídricos e resíduos.

Projeção de como será a área externo do túnel imerso Santos Guarujá
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Projeção de como será a área externo do túnel imerso Santos Guarujá


“Os investidores estão mostrando muito interesse na nossa carteira, apresentando sugestões importantes. Estamos estudando como podemos potencializar ainda mais a vinda de recursos para nosso estado. São Paulo tem feito a lição de casa do ponto de vista fiscal e tem se tornado um porto seguro em termos de boa estruturação de projeto. É por isso que nosso programa tem tido tanto destaque e gerado tanto interesse”, completou Tarcísio.

Sobre o túnel imerso Santos-Guarujá

A obra é considerada o maior túnel imerso da América Latina, e único no Brasil. A ligação seca entre as cidades do litoral paulista, Santos e Guarujá, é esperada pela população local há um século, e deve custar cerca de R$ 6 bilhões.

Com investimento de R$ 5,8 bilhões, a obra é uma antiga reivindicação dos moradores da Baixada Santista que enfrentam longas filas de balsas para acessar as cidades ou precisam percorrer mais de 40 quilômetros pela estrada para fazer o trajeto. Com o túnel, a travessia será feita em menos de cinco minutos.

A obra será um marco na infraestrutura nacional, na parceria público-privada e é considerada maior obra de infraestrutura do PAC em termos de Orçamento Geral da União. A expectativa é que o leilão para escolha da empresa, que será responsável pela construção do túnel imerso, está previsto para o mês de agosto.

Obra é aguardada há cerca de 100 anos pela população da Baixada Santista
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Obra é aguardada há cerca de 100 anos pela população da Baixada Santista


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