
A temporada de cruzeiros 2025/2026 começa no dia 26 de outubro no Porto de Santos, e seguirá até 19 abril de 2026, com previsão de redução de 30% no número de embarques. Menos navios e embarcações menores são o motivo da queda de viagens em relação ao período anterior.
O primeiro navio a aportar no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, Concais, será o MSC Preziosa.
São aguardados cerca de 320 mil embarques no cais santista. Nesta temporada, o Concais tem previsão de receber 14 embarcações, sendo que cinco farão escalas regulares e nove passam pelo cais santista em trânsito. No total, serão 133 escalas em 95 dias de operação.
“Ainda não atingimos a quantidade de embarques que temos capacidade de atender, como durante a temporada 2010/2011, mas entendemos que os armadores devem se readequar as escalas para 26/27”, explica o gerente de operações Javier Carnevale, que acredita que essa retração é pontual.
Os navios terão pacotes de minicruzeiros, de três ou quatro dias. Os passageiros ainda podem optar por trajetos mais longos, de até seis noites. Os roteiros contemplam Buenos Aires, Montevideu, Salvador e Maceió.
Confiante com a logística e o atendimento da equipe do Concais, o gerente destaca a importância dos passageiros se informem do horário adequado para chegar no Terminal.
Para quem vai embarcar, portar documentos necessários e cumprir procedimentos para menores para embarques do Mercosul são fundamentais. “Os passageiros devem pedir informações aos agentes de viagens, para que não haja imprevistos”, comenta Carnevale.
Conforto e segurança
Para quem preferir vir com veículo próprio para Santos, recomenda-se que deixe o carro no estacionamento do Concais, o único reconhecido pela Autoridade Portuária de Santos (APS). O passageiro entra diretamente no salão de despacho de malas de cabine e segue para os procedimentos de check-in.
Na volta da viagem, o veículo é disponibilizado próximo ao local de desembarque. O estacionamento oferece serviço de recepção e entrega de veículos, além de seguro contra incêndio e roubo. As reservas já estão abertas e para os turistas que desejam fazer a reserva. Basta acessar o s ite do termina l.