
Uma baleia-jubarte chamou atenção de quem passava pela praia e praticantes de esportes náuticos em Praia Grande, no stand up padle. O mamífero encantou os banhistas ao aparecer no Canto do Forte, na segunda-feira (13).
De acordo com especialistas, o animal marinho esteve na cidade para "descansar" antes de seguir viagem para a Antártica. A baleia apareceu nas primeiras horas do dia.
Praticantes de caiaque e stand up padle registraram as primeiras imagens do mamífero, que tem cerca de 10 metros de comprimento. As aparições da baleia seguiram até o início da tarde.
Monitoramento da baleia
Equipes da Guarda Costeira de Praia Grande, do grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM), o Instituto Biopesca e os Bombeiros Marítimos monitoraram a aparição da baleia.
“Recebemos muitos contatos da população. Todos surpreendidos pela presença dessa baleia-jubarte. Elas realizam esse movimenta na costa brasileira para se reproduzirem. Nesta época do ano ocorre o regresso para a Antártica”, explicou a professora da Unesp e pesquisadora associada do Instituto Biopesca Carolina Bertozzi.
A pesquisadora comentou ainda que a baleia adulta não estava machucada, mas apresentava muitas manchas. O fato caracterizou dermatite, uma doença de pele. A lentidão no deslocamento também chamou a atenção. “As lesões de pele nos surpreenderam. Vamos seguir com o monitoramento. A baleia estava magra também e pareceu não estar bem de saúde”, avaliou, preocupada.