O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar)
divulgou os dados sobre afogamentos durante o feriado do Natal
. Foram registradas 68 ocorrências e uma morte nas praias do litoral
de São Paulo
entre os dias 24 e 28 de dezembro.
De acordo com os dados, divulgados nesta segunda-feira (29), os guarda-vidas realizaram salvamentos e ações preventivas nas praias da Baixada Santista, Vale do Ribeira e litoral norte paulista.
As cidades que mais registraram ocorrências foram Ubatuba (18 casos), Guarujá (10), Mongaguá (8), Itanhaém (7), Caraguatatuba (6), São Sebastião (6), Bertioga (5), Praia Grande (3) e São Vicente (2). Santos, Ilhabela e Ilha Comprida tiveram apenas uma ocorrência cada.
Os guarda-vidas fizeram os resgastes em áreas de maior risco, como locais com corrente de retorno, e realizaram atendimentos simultâneos a múltiplas vítimas em uma mesma ocorrência. O trabalho integrado e a vigilância constante permitiram a preservação de inúmeras vidas ao longo do período.
Número de atendimentos por dia
- 24 de dezembro: 4 ocorrências
- 25 de dezembro: 15 ocorrências
- 26 de dezembro: 14 ocorrências
- 27 de dezembro: 10 ocorrências
- 28 de dezembro: 25 ocorrências
Morte em Praia Grande por afogamento
A única morte registrada durante o feriado de Natal por afogamento aconteceu em Praia Grande. O caso ocorreu no domingo (28), em uma área de risco, na altura do bairro Ocian. A vítima era um homem de 26 anos.
Ao chegarem ao local, os guarda-vidas encontraram a vítima em estado gravíssimo e iniciaram imediatamente as manobras de reanimação cardiopulmonar, com acionamento do suporte médico avançado por meio do serviço de emergência.
Posteriormente, uma equipe médica chegou ao local, realizou o embarque da vítima em ambulância e efetuou o transporte até uma unidade de pronto atendimento. Após avaliação médica, foi constatado o óbito.